O CONCEITO COLORFUL.

El concepto de COLORFUL nació durante una reunión de GIGA (Global Imaging and Graphic Association) en Oporto, Portugal, en la primavera de 2012.

Cuatro de los Miembros de GIGA, ya con experiencia en impresión textil, tenían en su estrategia un aumento de inversión en este área, mas concretamente en la adquisición de máquinas de impresión con mayor capacidad de producción por hora. Estos miembros, que sentían un rápido crecimiento del mercado y un gran aumento de la demanda, eran provenientes de Alemania, Dinamarca, Holanda y Portugal.

Así nació la idea de joint venture (asociación), combinando la inversión de capital en la fundación de una nueva empresa.

COMO FUNCIONA.

Para otimizar o seu desempenho, a COLORFUL foi fundada tendo como base as seguintes regras:

1. Teria de ser localizada num país com grande experiência e tradição na área têxtil e com uma abordagem moderna à produção.

2. Teria de ser uma empresa unicamente de produção, sem departamento de vendas e sem clientes além dos seus membros fundadores.

3. Mais importante ainda, teria de ter uma estrutura altamente otimizada:

  • Investimento nas melhores automatizações disponíveis.
  • Produção focada unicamente numa escala industrial.
  • Gestão da qualidade dos produtos acabados com padrões elevados.
  • Localização geográfica que permita uma fácil logístiva para todo o mundo, por ar, mar ou estrada.

4. Devará ficar localizada preferencialmente num país europeu, dado que a maioria do volume de negócios dos membros na área têxtil é neste continente.

PORTO.

Depois de uma procura e avaliação minucioza de possíveis localizações, Portugal foi o país escolhido para a implementação.

Encontrar a cidade certa foi uma tarefa simples: a zona com maior tradição têxtil em Portugal situa-se próxima do Porto, sendo que a mão de obra qualificada é abundante nesta região.

Esta cidade tem um porto marítimo de grande capacidade, um aeroporto internacional, ligação direta às principais vias terrestres europeias e tem a operar as maiores empresas de logística como DHL, TNT, UPS, FEDEX. DPD.

Em 2013, a COLORFUL instalou-se numa unidade fabril de 2500 m2, numa zona industrial ao lado do aeroporto.

DO CONCEITO À REALIDADE.

No seguimento do conceito, o investimento foi feito nas máquinas mais modernas e automatizadas disponíveis no mercado.
Para a impressão, foi adquirida uma Reggiani Renoir Plus 340/16/16 que imprime até 700 m2/hora a 600 dpi, na tecnologia de Sublimação.
Para o seguimento do processo produtivo, o investimento foi feito numa Calandra Monti Antonio 3600 e numa mesa de corte computadorizado Zund G3 3XL-3200.
Para completar o conceito, foi contratado um Diretor de Produção com uma vasta experiência internacional, para montar todo o processo e otimizar todos os aspetos do modelo de negócio, da produção à logística.

A COLORFUL imprime em sublimação com tintas à base de água em têxteis de marcas referência no mercado, e tem uma capacidade produtiva na ordem dos 3 Milhões m2/ano.

Com toda esta capacidade de resposta, a COLORFUL passou de um conceito a um dos maiores players do mercado.

À data, a COLORFUL é um dos maiores centros de impressão têxtil para display da Europa.